Pão Integral: qual a melhor opção?

É incrível a quantidade de “pães integrais” nas prateleiras do supermercado, porém fique atento, nem todos são realmente integrais.

pão integral

Muitos fabricantes adicionam pouca quantidade de farinha integral, farelos ou outros cereais integrais, o que deixa o teor de fibras bem abaixo do ideal. Não existe uma legislação específica para isto, portanto muitas vezes compramos um pão achando que é integral, porém a maior parte é de farinha refinada (branca).

Alguns países são mais rigorosos quanto a isto e só permitem a venda de produtos como “integral”, quando 100% dos grãos não passaram por nenhum tipo de processamento. Os pães realmente integrais tem um teor de fibras mais elevado, o que retarda a absorção do carboidrato, além de conter mais vitaminas e minerais. Os pães com maior quantidade de farinha branca são rapidamente transformados em açúcar no sangue e facilmente estocados como gordura, principalmente abdominal.

Enquanto não temos uma legislação que regulamenta de forma adequada a venda de produtos integrais, o jeito é ficar atento e LER O RÓTULO!

Segue 3 dicas rápidas para fazer a escolha certa:

linhaça

1- Procure no rótulo pelo dizer: 100% integral (significa que todos os grãos e cereais são integrais);

2-  Procure pelas fibras na tabela nutricional (quanto mais fibras, mais lenta será a absorção do carboidrato, maior a saciedade e mais eficaz será o emagrecimento);

3 – Fique atento aos ingredientes, eles sempre estão na ordem do que está em maior quantidade para o que está em menor (o ideal é que o primeiro seja farinha de trigo integral ou outro cereal integral).

FIQUE ATENTO: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, nada mais é do que a farinha branca. Se este for o primeiro ingrediente do produto, evite. As mesmas dicas valem para biscoitos, bolos e cookies “integrais”.

jéssica

 

Jéssica Borrelli,
Nutricionista especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico.
Instagram: @jessicaborrelli
Fan Page: Nutricionista Jéssica Borrelli

 

 

Pra finalizar, uma receitinha do bem, simples e fácil de fazer. Confira!

Pão Integral com Gergelim 

pão de gergelim

Ingredientes:

  • 10 gramas de fermento biológico instantâneo seco; 
  • 2 xícaras (chá) de farinha de aveia (aproximadamente 260 gramas);
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral (aproximadamente 200 gramas);
  • 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem;
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo;
  • Por volta de 350 ml de água filtrada;
  • 1 colher (chá) rasa de sal;
  • Gergelim branco para polvilhar.

Modo de Preparo:

Em uma bancada ou tigela, misture todos os ingredientes secos. Depois adicione as duas colheres de azeite e 350 ml de água. Sove a massa até que todos os ingredientes estejam bem misturados e que a massa não grude mais nas mãos (se achar que a massa está muito dura e pesada, adicione água aos poucos. Se achar que está muito mole, balanceie com a farinha de aveia). Modele a massa para que fique do tamanho de uma forma pequena (22cm x 8cm) para bolo inglês. Unte a forma e adicione a massa. Cubra a massa com um pano e a deixe descansar por cerca de 1h, até que dobre de tamanho.

Antes do descanso acabar, preaqueça o forno à 220°/260°C (forno médio/alto). Pincele um pouco de gema na superfície da massa e polvilhe o gergelim. Asse à 220°/260°C (forno médio/alto) por cerca de 25 minutos ou até que ele fique dourado por cima.

Rendimento: 1 pão médio (por volta de 18 fatias);

Tempo de preparo: 10 minutos;

Tempo de descanso: 1 hora;

Tempo de cozimento: 25 minutos;

Valor calórico por fatia: aproximadamente 113 kcal.

Com carinho,

Equipe Bluebox

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2 Responses to “Pão Integral: qual a melhor opção?”

  1. Renata 21/11/2013 14:30 #

    Duas dúvidas, posso usar o farelo de aveia que vem na caixa de novembro? O gergelim tem que ser torrado?? Grata

    • Equipe Bluebox 22/11/2013 10:04 #

      Pode usar sim! O gergelim é aquele branco, ao colocar no forno ele fica torradinho e mais crocante =)

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